Sobre as Eleições 2014

 Olá,

 Não podia deixar de falar sobre um assunto tão importante. Vou publicar outros posts falando sobre cada candidato, os pontos fortes e fracos e sobre a minha escolha e o porquê dela.

 Nesse post de agora, vou mostrar mais a fundo o resultado da última pesquisa do Ibope feita no dia 26/08/2014.
 Quando abri e fiz uma breve análise sobre os resultados, achei no mínimo interessante. Veja:

 Primeiro vamos analisar a intenção de votos pelo grau de instrução, ou seja, a escolaridade.
 Notamos que entre os menos instruídos, a candidata Dilma tem maior índice de aprovação e à medida que o o nível de escolaridade aumenta, a aprovação à atual presidente diminui igualmente. Simultaneamente o apoio à candidata do PSB, Marina, cresce e chega a ultrapassar a candidata do PT no grupo eleitoral que concluiu o ensino médio.
 Dentre os que estão no ensino superior, a aprovação à Marina continua igual e a aprovação à Dilma diminui ainda mais, aumentando em 7 pontos o candidato Aécio do PSDB.

 Por que?

 Podemos levantar muitas hipóteses, e eu devo tomar muito cuidado ao apontar somente uma e deixar tantas outras sem comentar, mas quero refletir um pouco sobre isso mesmo assim.
 Quanto maior o nível de instrução, escolaridade, ensino de uma pessoa, maior a aprovação à Marina e desaprovação de Dilma. Como explicar?

 Veja o gráfico.


  Notei que em meu meio, a grande maioria das pessoas escolheram votar 40, enquanto alguns votam 13. Ainda não conheci, ou não se manifestaram a mim, os eleitores de Aécio.

 Quero mostrar agora, a intenção de votos por idade. Ela também é muito interessante. Veja:

 Os eleitores entre 25 e 34 anos, geralmente os que estão na faculdade(Gráfico anterior), elegem Marina.
 Logo depois vem os eleitores entre 16 a 24 anos, onde eu me incluo.
 A partir dos eleitores entre 35 a 44 anos, os votos alteram, e Dilma passa a frente com uma diferença de 3 pontos e entre os eleitores idosos, com mais de 55 anos, a Dilma é preferencia.

 Por que?

 Longe de mim querer dizer que tenho a resposta correta, mas sou levado a pensar que isso se deve ao nível de informação. Sabemos que os eleitores mais novos, 16 a 34 anos, são os que tem maior contato ao conteúdo da internet, noticias, história e são também o pessoal que tem mais estudo, curiosidade em investigar e etc.


Analisando os detalhes dessa intenção de votos, fica interessante. Conhecemos os eleitores de cada candidato. Eu sei que há muito medo por parte dos eleitores mais velhos do "Fantasma da vida ruim de antigamente" que o PT tanto faz questão de lembrar. Mas será que estamos vivendo bem, ou só menos pior?

 Acredito no Brasil, acredito que podemos ser um país de primeiro mundo. Somos ricos, porém mal administrados. Pense muito antes de votar.

 Vou escrever mais sobre o assunto e, se possivel, farei um vídeo.


-Daniel Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário